segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Waldorf Rudolf

Pedagogia De Waldorf Rudolf
(Waldorf Rudolf )





Os primeiros 7 anos de vida de uma criança
(Admite a reencarnação)

Dos 7 aos 14 anos de idade a criança está com todos os canais abertos para receber informações diversas. Este é um período importantissímo na educação do ser. É a fase em que podemos trabalhar com os sentimentos da criança utilizando como instrumento suas fantasias criadoras e aumentando essas forças com imagens para que essas fantasias possam se reproduzir de forma enriquecedora.
Nesta faixa etária, a música é de suma importância, pois consegue trabalhar com os sentimentos do indivíduo, seus entusiasmo, tristezas, anseios e expectativas.
Há nesta fase um predomínio da vida sentimental na criança. Ela não consegue pensar, aprender e nem conhecer qualquer coisa que não esteja envolvida emocionalmente. Tudo acompanha com reações sentimentais de simpatia, antipatia, entusiasmo ou tédio.
Segundo Waldorf, a criança evolui cada vez mais para um pensar mais abstrato, mas as transformações da imagens e fenômenos em conceitos e regras vão se processando aos poucos. Por isso é importante que todo ensinamento, para atingir realmente a criança de maneira positiva, seja dado não de forma abstrata e teórica, mas sim a partir de fenômenos, de imagens que utilizem o potencial de forças de sentimentos e de fantasias presentes nas crianças.
Cada dia de aula deve ser, para os alunos, uma série de vivências que lhes despertem a admiração e o entusisamo diante das maravilhas do mundo.
O sentimento do belo também deve ser despertado e cultivado através das atividades artísticas e artesanais.
A autoridade dos pais e dos professores não podem ser impostas em fase nenhuma da vida das crianças muito menos nesta faixa de 7 aos 14 anos. O relacionamento deve ser baseado na veneração, no respeito e no reconhecimento inconsciente das qualidades positivas daqueles que lidam com as elas. Nesta faixa, elas estão a procura de alguém que sirva como espelho, alguém para admirar e amar. A educação harmoniosa só ocorre quando o educador é aceito como autoridade natural e amorosa.
Quando não encontram nos pais e professores essa autoridade amorosa e verdadeira, procuram,de forma inconsciente, nos heróis de tv ou nos colegas mais velhos e correm o risco de se identificarem com figuras violentas e vingativas dos desenhos animados disponíveis nos meios de comunicação.
Os espíritos superiores que reencarnam não encontrarão pontos de identificação com esses heróis violentos e vingativos, pois já superaram esses impulsos em si mesmos nas vidas anteriores. Mas, a maioria da população do nosso planeta ainda possuem tendências inferiores dentro de si e estes impulsos podem surgir novamente, podendo ocorrer uma identificação com essas figuras negativas da tv.
Os espíritos que retornam ao mundo material, em uma nova experiência de vida, vem em busca de bons ideais e bons exemplos e esperam encontrar adultos capazes de orientarem os seus passos.

Um comentário:

  1. O teórico enfatiza a importância da música para a criança na fase de 7 a 14 anos, pois ela consegue trabalhar com os sentimentos, anseios, entusiasmo, expectatvas e tristezas e nós em breve poderemos utilizar esse metódo dentro das salas de aulade onde iremos trabalhar. Segundo Waldorf só ocorre a "Educação Harmoniosa" quando o educador é plenamente aceito como autoridade natural e amorosa, essa relação geralmente acontece entre aluno e professor e também entre filho e pai. Se essa relação não acontece a criança tende a se espelhar em super heróis ou outros tipos de personagens que são transmitidos pelos meios de comunicação. Rosimeire Pereira.

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